segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Se dar bem na vida"

“Se dar bem na vida”, eis um os mais difíceis objetivos a que os seres humanos hoje podem almejar.
Em momentos tão confusos e caóticos como este nosso; em momentos de tamanha transição de valores, pensar nesta frase é confundir-se quase que completamente, principalmente os mais jovens.
O que é “se dar bem na vida”?
A meu ver não é nada mais senão viver em felicidade, em harmonia com os outros, em fazer aquilo que se gosta de fazer, em ter prazer de viver, em se harmonizar com o universo e acredito que todos hão de concordar comigo. Muito fácil e óbvio.
No entanto, quando trazemos este conceito para o cotidiano, as coisas se complicam um pouco. Na vida social, por muitas vezes, os valores se invertem, tornam-se confusos, enuviados por uma série de opiniões de pessoas que não conseguem enxergar esse óbvio, envolvidos que estão por uma série de interesses pessoais. Somos incentivados a ganhar muito dinheiro custe o que custar, a fazer sucesso, a ser o melhor, ter os bens da última moda, possuir, competir, ganhar sempre e este deve ser o padrão de conduta nosso. A priore impõe-se na mente de todos, através de vários mecanismos, que “se dar bem na vida” é ter, e não se pergunta a ninguém se existe concordância com esse ponto de vista. Perde-se o conceito óbvio da frase, desestimula-se a reflexão sobre seu conteúdo e na grande maioria das vezes não existe correlação efetiva entre a frase e o que se acabou vindo a ser no decorrer da vida.
Como posso “me dar bem na vida” se não existe tempo para refletir e meditar sobre o que quero dela? Se todos vem logo dizendo que é preciso pensar “em como chegar lá” no mais curto espaço de tempo, que é preciso fazer isto ou aquilo sem de fato se importar com o que quero de fato?
Tantas coisas há para fazer, tantas são as possibilidades, tantas buscas interiores precisam ser feitas...
Busquem, portanto, ser livres para dar sua própria interpretação a frase “se dar bem na vida” e sejam felizes em sua escolha...