segunda-feira, 8 de março de 2010

Viva a Mulher

Por que se comemora 8 de Março como o dia internacional da mulher?

A resposta mais óbvia é que em 1910 durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de 100 representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e assim obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

No entanto, para além dessa resposta de caráter histórico, existe também a necessidade de responder a questão dentro de uma abordagem evolucionária da espécie humana e que portanto diz respeito a todos nós interessados em traçar melhores rumos para nossa história. A questão colocada é a seguinte: não é mais possível haver evolução sem a inserção da experiência emocional/espiritual feminina no universo masculino.

Durante longos estágios de história, a presença masculina esteve sempre vinculada ao comando da sociedade, a manutenção material da espécie, seja quando éramos caçadores, seja quando conquistadores guerreiros, seja produzindo e construindo as condições materiais para dar suporte a vida humana, enquanto a mulher esteve mais voltada para a tarefa do criar e dar suporte espiritual e emocional aos membros dos grupos sociais, seja como mãe, como esposa ou como sacerdotisa ou mesmo deusa.

No entanto, o desenvolvimento da vida moderna retira este status da mulher e a coloca em pé de igualdade ao homem no que diz respeito a produção de bens materiais para o sustento da família. Agora, não é apenas o homem o provedor material da espécie, mas também a mulher que assume as novas funções sociais. Mas ela não vem desenvolver essa nova tarefa sem interferir com o universo masculino. Ela traz princípios novos que serão a base de uma sociedade rica e produtiva: a espiritualidade e a emoção. Estes princípios são fatores fundamentais para a evolução da espécie e vão gradativamente se inserindo no universo masculino transformando o homem em um ser mais espiritualizado e emocional o que traz outra dimensão à sociedade humana.

A mulher, portanto, tem papel vanguardista nesse processo evolucionário humano hoje, quando traz sua milenar experiência na lida com as coisas do espírito e da emoção. O ser humano antes partido, dividido entre aquele que produz os bens materiais e aquele que tem na emoção e na espiritualidade sua força de vida, reúne-se para formar uma nova humanidade, uma nova espécie mais integrada com os valores tanto materiais quanto espirituais e emocionais.

Infelizmente, muitos homens e mesmo muitas mulheres, ainda não compreenderam este novo estágio pelo qual passa a humanidade, não percebendo a enorme importância para a evolução da espécie do papel da mulher nos dias de hoje e recusa-se a honrá-las como se as deve honrar e as mantém dentro de um antigo paradigma.

Sem sombra de dúvida, a evolução da espécie passará inevitavelmente pela libertação total da mulher do antigo paradigma e pela sua completa individuação como pessoa humana. Portanto, não se trata de festejar apenas uma data, mas sim de festejar o anúncio de uma nova Era.

Firdauz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário