terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nosso Sonho

Um sonho se constrói aos poucos, passo a passo, devagar, olhando com cuidado as pedras, os buracos, os entraves que todo sonho, quando bem sonhado, possui.
Não existe um bom sonho sem entraves ou pedras no caminho como já dizia o poeta, porque são elas que nos afiam para enfim, nos regozijarmos com o sonho alcançado.
Digo que não existe um sonho sem entraves porque eles se colocam para nós como desafios. Um sonho é um desafio, caso contrário ele será apenas um devaneio, um fogo de coivara, rápido, fugaz, sem importância. Um sonho ao contrário é uma luta, é um combate, o chamado bom combate, como dizia São Paulo aos seus discípulos. E morrer por um bom combate é morrer em glória.
Um sonho significa construção, mudança, tanto interna quanto externa. Na medida que o sonhador vai sonhando, ele também vai construindo a si mesmo e ao mundo. Um sonho bem sonhado é a união do espírito, do cérebro e do corpo. O espírito é a fonte de onde emana o sonho, é o que sente, intui, chora, se regozija, se emociona metabolizando a transformação interna que se processa no sonhador. O cérebro é o que pensa, elabora, sintetiza, organiza, ordena as ações do sonhador, e o corpo é aquele que executa, molda, transforma os materiais em realidade segundo as possibilidades do sonhador. O sonho e o sonhador são um só. Enquanto um é céu e ar o outro é terra, enquanto um é pensamento e espírito o outro é matéria.
O ser humano é ambos, somos uma unidade. O céu, o ar e a terra unidos na construção de uma vida melhor e mais venturosa. O espírito, o pensamento e a matéria se unificam e dão sentido à nossa existência. É essa união que faz o ser humano completo.
Sonhar, portanto, é fundamental na construção de um ser humano mais total. Infelizmente, passamos hoje por dias terríveis com muitos querendo acabar com os sonhos e querendo fazer de nós meros robôs, reprodutores de padrões televisivos nos ditando normas e formas de pensar e de agir. Passamos por momentos em que o sonho está sendo vitimado pela ignorância de poucos que ensinam muitos a ter medo de sonhar e de enfrentar as pedras no caminho de seu sonho. Muito poucos que estão no poder, por ignorância ou por ganância, querem acabar com os sonhos porque sabem que um ser humano sem sonhos, não é um ser humano completo, mas um arremedo, um seguidor fácil de ser enganado e comandado, um ser humano sem alma, sem inteligência e sem individualidade. E sabem também o perigo que representa para a ordem vigente, aquele ser que sonha, que realiza, que inventa e determina seu próprio caminho. Porque este não se curva frente as dificuldades para alcançar seu intento, este busca, de todos os modos, alcançar seu objeto de desejo na vida porque sabe que não alcançá-lo significa morrer em vida. E é neste buscar, neste ímpeto indomável de conseguir o que almeja que ele, inevitavelmente, se torna indivíduo.
E o que se pode fazer com um indivíduo senão respeitá-lo?

Dhyan Firdauz

Um comentário:

  1. Creio que vivemos na época do homem sem gravidade, conforme aponta os estudos do psicanalista Charles Melman. O homem sem gravidade é este ser humano contemporâneo, descomprometido com valores, sem preocupar-se com conseqüências dos seus atos, querendo o gozo imediato, a qualquer custo. Este sujeito não tem convicções, vive cada dia em busca desse prazer fugaz, esvaziado de sentidos e sem futuro. É um humano do presente, sem futuro, sem passado. É uma sombra humana que vaga na terra, sendento de prazer, como um vampiro moderno. Uns atropelam e matam sem remorso; outros cheiram cocaína e devoram, outros fazem sexo sem camisinha se contaminam e contaminam. Outros roubam, compram e realizam desejos mesquinhos nos shpping's dos centros urbanos.
    Angelus Silesius, místico medieval, já afirmava: "Se em teu centro, um paraíso não puderes encontrar, não existe, chance alguma de, algum dia, nele entrar. O sonho é o ponto de partida para toda uma vida não ficar vampirando almas vazias de humanidade. Os sonhos exigem disciplina, convicção, crenças profundas e ações articuladas.
    Mas, infelizmente, vivemos nessa geração destituídas de sonhos, mortos-vivos andantes, devorando vidas como forma de realização de desejos doentios. Somente um salto paradigmático pode salvar a humanidade nesse momento, mas não creio nisso. Acho que estamos caminhando pro final. Meu sonho? Que uma renovação pós-final, reinaugure a humanidade perdida em algum momento da história, há muitos séculos atrás.
    Joselito

    ResponderExcluir

Faça um comentário