terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pesquisa científicas comprovam importância da meditação



Os resultados de mais de 600 pesquisas científicas sobre os efeitos da “Meditação” realizadas em mais de 30 países nos melhores Institutos de Pesquisas da Europa e EUA, tais como, Science, Scientific American, The Journal of Physiology podem ser sintetizados da seguinte forma:

Fisiológicos:
Produz sistematicamente ondas de baixa freqüência e sincronicidade cerebral. Redução da taxa metabólica e um estado de relaxamento profundo que rejuvenesce e normaliza o funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Promove o controle da Hipertensão Arterial e a redução, em até 87,3%, das doenças do coração.

Psicológicos:
Redução da ansiedade, nervosismo, agressividade, inibição, depressão e Irritabilidade, promovendo maior estabilidade emocional, autoconfiança, energia, criatividade, espontaneidade e a redução de todas as doenças de origem psicossomáticas.

Sociológicas:
Aumento de satisfação e desempenho com mais estabilidade e eficiência, melhora a qualidade do relacionamento entre colegas de trabalho, com os superiores e na família, promovendo relações interpessoais mais sólidas e agradáveis.

Um comentário:

  1. Oi Firdaus,
    Penso que deveriam ser desenvolvidas, em método adequado, aulas de meditação em todas as escolas, desde os primeiros anos. Li, certo dia, que na Índia há prisões que desenvolvem trabalhos de meditação para os detentos, com resultados maravilhosos tanto na recuperação do indivíduo quanto para sua reintegração à sociedade.
    Há algum tempo, a meditação saiu dos mosteiros e já está perfeitamente incorporada à vida no meio urbano. Lembro-me da época em que conheci a Raja Yoga, que é um tipo de meditação que faz-se de olhos abertos. Realmente era incrível como em qualquer situação, desde fila de banco ou parada em sinal de trânsito, é possível meditar de olhos abertos.. Depois desse estágio em que passei nessa Instituição, nasceu o pensamento de que não tinha mais desculpa para não meditar.... beijo da Wanda

    ResponderExcluir

Faça um comentário