quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atenção Plena

Atenção, atenção plena é o que se propõe para todo aquele que deseja avançar na direção correta.

E o que é a atenção plena?

É estar atento a todos os movimentos que fazemos em nossa vida, é estar atento aos pensamentos que nos passam pela cabeça a todo instante. Atenção plena é prestar sempre o máximo de atenção a nossa respiração, o entrar e sair do ar em nossos pulmões é perceber a mágica constante das reações que nossas ações provocam. Atenção plena é viver o aqui e o agora, é não se deixar iludir pelos sentidos do corpo e olhar a direção na qual estão a nos conduzir. Perceber os passos, os pés no chão caminhando em direção aos atos do dia, o que se está fazendo agora. Perceber os movimentos dos dedos digitando, a respiração que não para, os pensamentos que explodem constantes na mente. Estar atento é não se permitir envolver de maneira inconsciente nos desatinos cotidianos.

Olhar uma flor com olhar direto, atento sobre ela é não permitir as pré-conceituações, as pré-fabricações de pontos de vistas envelhecidos pelo tempo, é olhá-la com olhar jovem, desbravador, feito o olhar de criança maravilhada com as coisas da vida.

Olhar novo, inteligente, sem respostas prontas, sem pré-julgamentos. Cada coisa é nova no seu momento. As coisas acontecem no aqui e agora e é nesse aqui e agora que cabem as respostas vindas das mais profundas camadas da consciência.

Atenção plena é condição para uma postura ética frente ao outro porque é um enxergar o outro do jeito que ele é, e por isso, respeitá-lo na sua condição de ser diferente, em sua alteridade.

Atenção plena exige trabalho, exercício constante de auto-observação, observação atenta de si, persistência, meditação.

Atenção plena é percepção clara da rede de interdependência que existe entre todos os seres vivos, é sentir-se parte do grande mistério chamado vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário