terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nossos filhos

Quando olho meus filhos dormindo, brincando ou simplesmente sendo, sinto uma enorme esperança brotar dentro de mim.
Aposto neles, e no que faço por eles, que o dia de amanhã será melhor. Aposto neles, que serão adultos cidadãos, que criarão e darão sua parcela de contribuição para termos uma sociedade melhor.
Digo que continuarão sendo curiosos e corajosos; Terão amigos e solidão; viajarão muito em busca daquilo que para eles será fundamental; questionarão sempre e não se contentarão com respostas simplistas ou simplórias. Estarão de prontidão em busca do que é essencial e gostarão da boa música e de todas as formas de arte e principalmente a literária.
Serão bons amigos e primarão pela alegria de viver porque estão aprendendo que a felicidade é um direito dos vivos e a trarão bem enraizada no coração.
Respeitarão o silêncio porque saberão que só se obtém respostas às questões fundamentais através do contato com o profundo silêncio interior. Saberão também viver aquilo que dói porque a dor é da condição humana e é inevitável experimentá-la, porque o discernimento entre o bem e o mal é também fruto da vivência e compreensão acerca da dor pelas quais passamos.
A vida será olhada por eles como um milagre, um milagre e uma viagem, uma experiência de crescimento espiritual. Portanto, olharão os erros sem sentimentos de culpa, mas como fruto da inexperiência e perceberão seu próprio florescimento com humildade, gratidão e verdade.
Respeitarão a si próprios e aos outros e indignar-se-ão frente a estupidez humana que promove guerras e infelicidades em vez do perdão. Olharão de cima da montanha os vales profundos da alma e de dentro dos vales, enxergarão os picos luminosos do espírito.
Quando vejo meus filhos, a esperança em um mundo melhor cresce dentro de mim; quando vejo tantas crianças luminosas, com seus sorrisos puros e curiosos, amigos e humildes, tenho certeza de nossa imensa e bela responsabilidade como pais, como educadores, como amigos e irmãos, co-criadores de um mundo cada vez mais lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário